Coordenador : Jackeline Christiane Pinto Lobato
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389522.2201.251720.24022023
Departamento/Setor: MEB
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Serão convidados para participar os escolares na faixa dos 13 aos 17 anos matriculados na escola selecionada, assim como as respectivas direções, funcionários e professores nelas lotados, com ênfase para os professores de educação física.
Local de atuação: Escola pública localizada em Niterói.
Objetivo
Objetivo geral: - Promover a prática regular de atividade física entre escolares com idades entre 13 e 17 anos, por meio de ações extensionistas em uma escola da rede pública municipal ou estadual localizada na cidade de Niterói. Objetivos específicos: - Elaborar ciclo de palestras para a atualização dos professores de educação física abordando prática de atividade física e prevenção de doenças; - Qualificar os funcionários da escola para promover a prática de atividade física entre os estudantes.
Resumo
O presente projeto tem como objetivo promover a prática regular de atividade física entre escolares com idades entre 13 e 17 anos, por meio de ações extensionistas em uma escola da rede pública municipal ou estadual localizada na cidade de Niterói. Será selecionada uma escola, considerando-se os seguintes critérios: 1) desenvolvimento de programa de saúde escolar (PSE) em atividade na escola; 2) atuação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) junto à unidade de atenção à saúde responsável pelo território onde se localiza a escola. Serão convidados para participar os escolares na faixa dos 13 aos 17 anos matriculados na escola selecionada, assim como as respectivas direções, funcionários e professores, com ênfase para os professores de educação física. Serão realizados três grupos focais, um para cada seguimento. As reuniões dos grupos focais serão gravadas, e as falas dos participantes transcritas posteriormente. Os conteúdos gerados a partir dos grupos focais subsidiarão o planejamento de um programa de atividade física com a participação de alunos e a elaboração de um ciclo de palestras para a atualização dos professores e funcionários. Espera-se com este projeto de extensão contribuir para incentivar à prática regular de atividade física entre os escolares e para a atualização dos professores em relação ao impacto da prática de atividade física na promoção da saúde e prevenção de doenças e buscando o compartilhamento de interesses e responsabilidades entre alunos, funcionários e professores, considerando os contextos socioambientais em que a escola está inserida.